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 SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.

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AutorMensagem
Tuã Torres Sessa



Mensagens : 250
Data de inscrição : 20/04/2012

MensagemAssunto: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   1/3/2013, 14:21

Depois de avaliar todas as imagens (Vídeos e Fotos) e relatos sobre o sistema de motorização elétrica, estudei uma ideia de como colocar esse sistema de forma prática e que não me obrigasse a grandes alterações na estrutura do caiaque, totalmente independente e não sendo fixo, evitando ser mais um peso para transporte e me possibilitando a opção de não usa-lo quando saísse apenas para remar.

Poderia ter feito esse sistema usando a popa do caiaque, mas isso me obrigaria a fazer alterações no motor, alem de acrescentar cabos para elevação do motor na popa e haste no comando para o direcionamento.

Não fiz esse sistema porque é o melhor, o fiz por ser mais prático e me dar mais opções de uso do meu caiaque sem que tivesse de levar parte do Brico em alguma ocasião de sua não utilização.

Recomendo esse sistema apenas para águas calmas (estruturas que eu pesco, pois MAREIO :rotfl2: ) e não para águas agitadas (mar), onde recomendo o uso na popa, que proporciona melhor equilíbrio para o caiaque.

Estou estudando um sistema de ESTABILIZADORES para ser utilizado paralelamente ao Sistema de Motorização Elétrica Lateral para CAiaque e também independente para remadas onde se pretenda pescar DE PÉ.

VAMOS AO SISTEMA

Material:

4,5 m de cantoneira de Alumínio de 1 ½ pol. Por 1/8.
1 m de barra chata de 3/4 por 1/8.
56 rebites.
1,5 m de fita de nylon preta com 2,5 cm de largura.
2 jogos de fivelas plásticas.
1 lata de tinta Spray para alumínio preto fosco (opcional).
Espuma de EVA preta com 2 cm de espessura.
2 pedaços de barra roscada de 5/16 com 23,5 cm.
4 porcas e 4 arruelas 5/16.
4 alças de nylon com 8 rebites trevo.
2 pedaços de corda trançada preta de 5 mm com 1,2 m.
Madeira para o espelho
Cola de contato.
Cola de silicone.

OBS: A barra roscada, as porcas e arruelas podem ser galvanizadas mar se for utilizar em água salgada, melhor se forem de inox.

Vamos às fotos.

Idealizando o Sistema.


Começando a montar, como vai se encaixar.


Verificando o sistema para o encaixe da caixa porta trecos.


Sistema montado já com o espelho e caixa para o encaixe da bateria.


Observem o lado contrário ao espelho, ele é mais encurtado para não atrapalhar o encaixe do remo duplo.


Sistema encaixado e com uma bateria velha de 65 Am para teste de acomodação.


Reparem que a mão francesa não atrapalha o encaixe da caixa porta trecos.


Sistema agora pronto, pintado, com as cintas fixadas, espumas de EVA para assentamento coladas e bateria de 65 Am.

Observem as alças de nylon próximas aos porta varas.

As cintas fechando encima da bateria.


As espumas de EVA fazendo sua função de proteção da estrutura do caiaque.



A amarração fixando o sistema ao caiaque ...


E a finalização na amarração.


Sistema pronto.


Sistema com o motor acoplado.




Reparem o espaço que fica entre a caixa e a estrutura do caiaque?
É nesse espaço que será adaptado o sistema de estabilização.


Agora é só testa-lo na água para as conclusões finais. :caiaque: :drunq:

VÍDEO DA SAÍDA.


VÍDEO DA CHEGADA.


TESTE DEFINITIVO.


OBS: Existe a necessidade de encurtar a haste do motor em 20 cm para Phantom 44 Lb e 30 cm para o Phantom 54 Lb, permitindo uma altura confortável para manobras.
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Cristian

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Mensagens : 101
Data de inscrição : 02/01/2012

MensagemAssunto: Re: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   9/3/2013, 13:52

Parabéns, ficou bacana!
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Tuã Torres Sessa



Mensagens : 250
Data de inscrição : 20/04/2012

MensagemAssunto: Re: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   20/3/2013, 21:45

Obrigado Cristian Wink
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flavio vigo

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Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/04/2012
Idade : 53
Localização : santos

MensagemAssunto: Re: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   25/3/2013, 16:51

Showwwwww camaradas , Tua sera que este motor phanton da para encaicar no dreno do barracuda ?
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Tuã Torres Sessa



Mensagens : 250
Data de inscrição : 20/04/2012

MensagemAssunto: Re: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   25/3/2013, 17:35

flavio vigo escreveu:
Showwwwww camaradas , Tua sera que este motor phanton da para encaicar no dreno do barracuda ?

Muito obrigado Flavio Wink

Dá para encaixar sim pois a espessura do tubo é padrão, embora não aconselhe.
O risco de algum impacto do torpedo em alguma estrutura submersa, pode danificar a estrutura interna do orifício de dreno, provocando entrada imediata de água e por motivos óbvios, a retirada do motor só pode ser por terra.

Há muito falei sobre a possibilidade de um casco onde se possa fazer a instalação e remoção do motor elétrico (como a instalação das pedaleiras de barbatana).
Esse local é de fácil manobra e colabora para o equilíbrio do caiaque.
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Ricardo Orso



Mensagens : 21
Data de inscrição : 17/02/2013

MensagemAssunto: Re: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   3/4/2013, 19:22

Parabéns Tuã, gosto disso vc fez as adaptações apropriadas às suas necessidades e gosto.
Quanto pesou o sistema completo incluindo bateria?
Estou resolvendo uns problemas de saúde e em seguida vou turbinar o meu.
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Tuã Torres Sessa



Mensagens : 250
Data de inscrição : 20/04/2012

MensagemAssunto: Re: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   3/4/2013, 19:34

Ricardo Orso escreveu:
Parabéns Tuã, gosto disso vc fez as adaptações apropriadas às suas necessidades e gosto.
Quanto pesou o sistema completo incluindo bateria?
Estou resolvendo uns problemas de saúde e em seguida vou turbinar o meu.

Muito obrigado Ricardo Wink

Estou mandando um esta semana para o Rio de Janeiro (já é o segundo prá lá).

Esse sistema está pesando 3,350 Kg.
A bateria que utilizo é uma Heliar automotiva de 65 Amp que pesa 15 Kg.
Motor elétrico Phantom 44 Lb Marinizs
Total do sistema = +/- 28 Kg.

Sugiro que para a utilização desse sistema, a massa corpórea do remador mais o peso do sistema, não ultrapasse 130 Kg, permitindo uma margem para as tralhas e segurança.
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sérgiosramos



Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/02/2013

MensagemAssunto: Re: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   4/4/2013, 20:58

Gostaria de saber sobre o funcionamento do mesmo.fica confortável na lateral do caiaque esse sistema?digo,quando em navegação você tem uma posição confortável para o trajeto?
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Tuã Torres Sessa



Mensagens : 250
Data de inscrição : 20/04/2012

MensagemAssunto: Re: SMELCA - MEU ‘PIRAJUBÁ’ MOTORIZADO.   4/4/2013, 23:34

sérgiosramos escreveu:
Gostaria de saber sobre o funcionamento do mesmo.fica confortável na lateral do caiaque esse sistema?digo,quando em navegação você tem uma posição confortável para o trajeto?

Sergio, foi a melhor posição que encontrei. Lógico, a necessidade de encurtar a haste do motor ajuda nesse conforto.
Eu o manobro com punho na altura do ombro e ajeito com o cotovelo enquanto pincho.
Já remei com ele todo elevado e em nada desestabiliza o caiaque. Prático para descer, subir e tirar obstáculos da hélice ou evitar que plantas se enrosquem. Wink
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