WWW.KAYAKSPORTS.COM.BR
Seja bem vindo ao Grupo Amantes da Pesca com Caiaque. "Estamos no Facebook também"
Para ter acesso a todo conteúdo do Fórum é necessário ser registrado.

Clique no botão abaixo e registre-se.

Atenciosamente

Rafael Almeida da Silva.
www.kayaksports.com.br

WWW.KAYAKSPORTS.COM.BR

WHATSAPP 47 9 8459-3734

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

CANAL LINGUADO ARAQUARI - BARRA DO SUL / SÃO FRANCISCO DO SUL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rafael Cristiano

MensagemAssunto: CANAL LINGUADO ARAQUARI - BARRA DO SUL / SÃO FRANCISCO DO SUL   13/10/2013, 19:23

REMADA CANAL DO LINGUADO SEGUNDO ENTULHO/ RIO MIRANDA

Linguado com o Rio Miranda

Remando no  Linguado

Trocando a Isca

Conhecendo as Margens do Linguado

Linguado

Depois de deixar o carro na Vila a beira do Linguado e conversar com algums moradores fui remar um pouco para conhecer um lugar que meu Avô e depois meu Pai iam pescar a uns 30 anos atrás.
Muitas histórias sobre grandes peixes e boas pescarias.
O maior deles um robalo de 14 kilos na fisga, mas isso já   faz mais de 30 anos bons tempos em ...
Hoje fui apenas conhecer alguns dos lugares na qual meu Avô e meu Pai sempre contava quando eu era bem pequeno, lembro de quando eles voltavam com bastante peixe  quando pescavam no Liguado.
Hoje com a barra comprometida  e sem muita circulação o peixe com quem você conversa está ficando mais escasso.
Fui pensando que ia pegar muita chuva, no entanto acabei me queimando com o sol que apareceu durante o dia, apesar de muito vento.
Esqueci em casa o Sonar e o GPS, só percebi quando cheguei no local, equipamentos que eu gostaria ter levado neste primeiro reconhecimento da área principalmente para verificar as profundidades do local e pontos interessantes para pesca, sendo assim fica para a proxima vêz, tendo motivo apra voltar!

Um pouco de História sobre o Linguado

O Canal do Linguado é um canal brasileiro do estado de Santa Catarina e faz parte da Baía da Babitonga, sendo ligação entre ela e o Oceano Atlântico, separando a ilha de São Francisco do Sul do continente, formando uma laguna que se liga ao mar na barra sul da referida baía.

Tem uma extensão de aproximadamente 23 km. Sua largura média é de 2 Km e se torna mais estreito na direção da barra sul, sendo e mais largo na direção da Babitonga. Existem alguns rios que desembocam nas águas do canal, como os rios Parati e Paranaguá-Mirim, em Araquari e rios Pinheiros e Miranda de menor expressão.

O canal, no trecho lagunar sul, além de estreito, possui vinte e duas ilhotas, sem contar a do Linguado (às vezes denominada João Dias), que é a maior em todo o braço de mar, com quatro quilômetros de comprimento. Exemplos são a ilha do Monteiro e a ilha do Lino, que ficam praticamente unidas à ilha de São Francisco, e a ilha da Passagem, que está quase agregada às suas margens continentais.

O canal foi fechado por um aterro para permitir a passagem da estrada de ferro, no ano de 1935. Isso resultou numa série de problemas ecológicos para a Baía da Babitonga e para a laguna da Barra do Sul pela interrupção do fluxo das correntes de maré que tinham grande influência na dinâmica estuarina. Observou-se a partir de então a diminuição das profundidades da baía, assoreamento e queda no rendimento das atividades pesqueiras. Hoje se discute a reabertura do canal para voltar a permitir o fluxo normal das correntes de maré.

Antes de ser aterrado, o canal servia de via de navegação com fluxo razoável de tráfego marítimo pois navios de até 4 metros de calado podiam franquear a barra sul em condições de preamar (maré alta).

Paulo Costa

MensagemAssunto: Re: CANAL LINGUADO ARAQUARI - BARRA DO SUL / SÃO FRANCISCO DO SUL   14/10/2013, 22:02

Muito bom Rafael seu trecho de História!
Caiaqueiros também tem muita Cultura.
Valeu pelo tempo dispensado.
Ver perfil do usuário

CANAL LINGUADO ARAQUARI - BARRA DO SUL / SÃO FRANCISCO DO SUL
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
WWW.KAYAKSPORTS.COM.BR  :: REGRAS DO FÓRUM :: Relatos de Pesca e Aventura-
Ir para: